quarta-feira, 13 de julho de 2016

38. LusOrgulho pós Euro 2016


Podia hoje falar sobre o lançamento do Pokemon Go, que pelo que entendi, é uma espécie de Grindr de Pokemons, mas decidir antes debater este imenso e súbito orgulho de se ser Português... Esse estranho e intrigante fenómeno social que se deu pós Euro 2016 que marca a história da nação pelo orgulho desmesurado dos portugueses findando assim a falta de auto estima nacional que assolava o país desde o tempo do Salazar... Diz que... Pois o orgulho é tanto!
O orgulho é por tudo... Pelos jogadores, pela comida, pelas cores da bandeira (ainda que o verde não me caia bem), até da Cristina Ferreira já se tem orgulho pelo simples facto de que é portuguesa... A palavra que melhor define tudo isto é caralho!... Uma espécie de grito de Ipiranga dos anos de castração... Castração e caralho no mesmo tópico da muito que pensar... Na verdade o que quero dizer é que um golo num jogo de futebol fez a catarse de um povo que estava nas trevas da auto estima desde... Há muitos anos... Sou muito novo pra saber datas...
Pressinto... Não, não foi a Maria Helena quem me veio contar em forma de previsão... Que vai haver muita canalha com o nome Éder a nascer em 2016! 
Eu, como emigrante que se preze, fui ver o jogo da final a Little Portugal, uma espécie de freguesia de Gaia de Londres e até me cheguei a comover com a entrega da taça mas nem sei bem porquê... O momento do golo foi sem dúvida vivido com alguma emoção até porque já tava a ficar aborrecido com a bola pra trás e pra frente sem nada acontecer... Nem um fora de jogo!!! (os meus preferidos que nunca percebo).
Não vou muito à bola com histerias colectivas... Não é pra ser diferente... Já não tenho idade pra essas coisas de querer ser diferente... Acho que se pode ver como uma acefalia momentânea colectiva e isso assusta-me...
Após esse grande fenómeno vieram os sub-fenómenos... Tipo réplicas dos sismos... O meu Facebook encheu-se de campeões de tudo e mais alguma coisa portugueses... Desde Campeonatos internacionais de arrebimba o malho até campeonatos mundiais de tricot sob a influência de narcóticos oriundo da Ásia menor... Ganhamos tudo! É orgulho assim geral!
Meu povo... Eu tenho tanto orgulho em ser português como em ser gay... Nasci assim... Português e gay...Fazer o quê? Melhor ter orgulho não é?... Ah!... Também tenho imenso orgulho dos rojões de Ponte de Lima que são os melhores do Mundo!!!... Até porque só se fazem lá!
Deixemo-nos de histerias e vejam a realidade... Somos um povo incrível em muitas coisas e não é preciso 11 fulanos atrás de uma bola para comprovar isso.

São vidas... Lusas!

Beijos vários,
PM

Sem comentários:

Enviar um comentário